Por Valéria Trigueiro
Estudos dos efeitos do óleo essencial de sândalo sobre a pele por, no mínimo, seis autores, são unânimes em comentar sobre as propriedades de estimular o metabolismo da hipoderme, estimular a circulação, nutrir, hidratar, melhorar a produção de elastina e colágeno, mantendo a elasticidade da pele. Alguns deles dão maior ênfase nos seus magníficos efeitos sobre a pele seca, sem entretanto descartar sua contribuição nas peles oleosas, tendo em vista seu caráter equilibrante. Além disso, tem capacidade adstringente e ação antisséptica em casos de acne.
Na minha experiência pessoal, recomendo como hidrante da pele do rosto e do corpo, principalmente nas mais maduras. Pessoalmente, o uso como fixador e principal ingrediente de meu perfume pessoal, pois assim garanto que a ansiedade e o medo não me peguem, mantendo minha estrutura emocional sempre alerta, porém em paz.
Além disso, ajuda a atenuar e evitar manchas na pele, tem capacidade de reter água, mantendo a pele sempre hidratada. Ajuda a produção de colágeno favorecendo a elasticidade.
Aliás, esta é um dos melhores favores que o sândalo pode nos prestar, já que tendo em vista ser um óleo essencial yang, com energia refrescante, úmida, de sabor amargo e que remete ao Elemento Terra, podemos contar com ele para ajudar a subida da energia, o que mantém o corpo e o espírito em bons termos um com o outro, com a sensação de estarmos protegidos.
Este óleo é considerado sagrado no Oriente, em países como China, Indonésia e principalmente na Índia, onde suas árvores são propriedades do Governo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário